Se você deseja reportar um evento adverso, clique aqui.

                         

 Inovar a produção e fabricação para enfrentar o desafio do COVID-19

Contexto

Na AstraZeneca, estamos empenhados em apoiar esforços globais para combater a pandemia de COVID-19 em várias frentes. A necessidade de uma resposta urgente ao vírus desafiou cientistas em todo o mundo e os incentivou a acelerar processos globais de pesquisa clínica em larga escala e o desenvolvimento de potenciais medicamentos e vacinas para prevenir ou tratar o COVID-19.

Colaboramos com cientistas, governos e organizações multilaterais compartilhando nosso conhecimento científico e experiência, seguindo os princípios científicos, colocando os pacientes em primeiro lugar e fazendo o que é certo para a sociedade.

                         

vacuna COVID AstraZeneca
vacuna COVID AstraZeneca

Normalmente, a fabricação de nossos medicamentos aumenta em relação ao seu desenvolvimento clínico. Assim, quando eles estão prontos para o lançamento comercial, já existe uma cadeia de abastecimento central para poder fornecer medicamentos.

Mas a necessidade urgente de produzir rapidamente vacinas exigiu uma abordagem diferente durante a pandemia. Liderados por uma equipe global, estamos evoluindo a forma como produzimos e fabricamos uma vacina em termos de escala e ritmo.

Esta resposta robusta à pandemia colocou nossos especialistas em fabricação e cadeia de suprimentos, engenheiros, cientistas técnicos e profissionais de qualidade para trabalhar em paralelo com o desenvolvimento clínico para aplicar rapidamente o pensamento inovador à produção comercial de vacinas. A fabricação da vacina foi iniciada antes de sua aprovação, para que, caso os ensaios clínicos fossem bem-sucedidos, a vacina poderia ser aprovada pelos órgãos reguladores, e rapidamente estaria disponível para garantir que todos tenham acesso igualitário a ela. 

Para produzir bilhões de doses de uma vacina para mercados em todo o mundo, construímos diversas cadeias de suprimentos regionais para fornecer acesso rápido ao maior número possível de países, o mais rápido possível após a aprovação regulatória, reduzindo transporte e eventuais restrições à exportação ou importação. Esta rede foi projetada com nosso amplo conhecimento das capacidades dos fornecedores globais e será combinada com a fabricação local sempre que possível, a busca por um equilíbrio entre velocidade de entrega e custos acessíveis.

                         

Introdução

vacuna COVID AstraZeneca
vacuna COVID AstraZeneca

 

A aceleração da produção e fornecimento de vacinas envolve a colaboração com mais de 20 parceiros fornecedores em mais de 15 países, apoiados por mais de 20 centros de testes analíticos.

Nossa cadeia de suprimentos inclui várias instalações de fabricação em todas as etapas da produção — o princípio ativo, o produto medicamentoso e a embalagem acabada. Esses parceiros colaborarão conosco durante todo o processo de fabricação recebendo suporte e orientação técnica. 

É vital para a nossa capacidade de fornecimento em massa definir a composição, fabricação e controles do processo de produção. Durante este processo, desenvolvemos um processo de fabricação otimizado e reproduzível, que oferece o máximo desempenho e garante um produto de qualidade em toda a nossa cadeia de suprimentos.

Este processo de fabricação é então transferido para nossos parceiros para estabelecer o fornecimento em suas respectivas instalações. Os testes de qualidade são necessários durante todo o processo de fabricação, bem como para apoiar o lançamento de produtos no mercado, também construímos uma extensa rede analítica e estamos transferindo rapidamente nossos métodos analíticos para esses laboratórios.

Nossa equipe de compras também está trabalhando para proteger e acelerar uma cadeia global de suprimentos de matérias-primas críticas, reagentes e consumíveis em colaboração com nossos fornecedores para permitir testes rápidos de fabricação e qualidade.

A AstraZeneca recebe com muita satisfação e orgulho o anúncio de que a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu a aprovação regulatória definitiva da vacina Oxford/AstraZeneca para fornecimento no Brasil. Fizemos parcerias com empresas com vasto conhecimento na produção de vacinas para cumprir nosso compromisso com o acesso global amplo e igualitário à vacina. Este é um marco importante em nossa luta contra a COVID-19 e estamos orgulhosos do papel que desempenhamos ao levar esta vacina à população brasileira.

A AstraZeneca informa que o Plano Nacional Imunização e a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no território nacional está sob responsabilidade do Governo Federal, através do Ministério da Saúde. De acordo com sites oficiais, a campanha de vacinação se iniciou em todo país pelos grupos prioritários, com os imunizantes aprovados para uso emergencial pela ANVISA.

                         

vacuna COVID AstraZeneca
vacuna COVID AstraZeneca

Fazer uma vacina em um contexto sem precedentes

Estes são os processos de fabricação cruciais para criar uma vacina em uma escala global:

  • Um processo de fabricação comercial foi desenvolvido inicialmente em pequena escala antes de aumentar rapidamente para potencializar os rendimentos de produtividade, garantindo a pureza do produto final em todas as etapa. Esse processo consistente é usado por todas as instalações de fabricação com as quais colaboramos.
  • Reserva de sementes de vírus e banco de células hospedeiras: estes materiais de partida são usados por fabricantes de todo o mundo para iniciar a produção de vacinas.
  • Princípio ativo: as células hospedeiras são cultivadas em uma série de biorreatores de escala crescente e infectadas com o vírus para produzir uma molécula final da vacina. Uma série de etapas de filtração e separação de componentes da composição (cromatografia) são realizadas para colher e purificar a vacina.
  • Produto final: o princípio ativo é combinado com outras substâncias para evitar alterações de acidez, para alcançar uma formulação final e, em seguida, preenchido em frascos multi-dose que são rotulados e embalados.
  • Teste e controle de qualidade: testes abrangentes são realizados em cada lote durante o processo de fabricação. Medidas de controle de qualidade são usadas em todas as fases da produção para garantir consistência e qualidade.

                         

Composição, Manufatura e Controles

                         

Para garantir que a vacina produzida seja de qualidade, o processo de produção utiliza "células produtoras" vivas derivadas de uma linha de células humanas criadas há mais de 50 anos. As células são alteradas para atuar como "mini-fábricas" para produzir a vacina rapidamente.

O crescimento das células produtoras ocorre em biorreatores de uso único, reduzindo o risco de contaminação cruzada e aumentando a segurança biológica e de processos. Condições como pH e temperatura são fortemente controladas para garantir que o crescimento ocorra a uma taxa ideal.

vacuna COVID AstraZeneca
vacuna COVID AstraZeneca

                         

Princípio ativo e produto final

Uma vez que as células produtoras atingem uma fase de crescimento contendo a concentração necessária de partículas virais, a vacina vetorial é colhida.  As células são repentinamente abertas usando uma substância química que libera a vacina. A cultura passa por uma série de etapas de filtração para remover o desperdício celular, seguido por uma série de processos de filtração para melhorar o desempenho e a clareza do produto vacinal. É utilizada a filtração de fluxo normal, que passa a cultura através de uma série de membranas contendo diferentes tamanhos de poros que filtram resíduos celulares e resíduos de tamanhos variados.  Nesta fase, parte da amostra também pode ser extraída para criar outro lote de reserva de trabalho da vacina vetorial.

                         

vacuna COVID AstraZeneca
vacuna COVID AstraZeneca

Em seguida, é realizado processo de separação dos componentes (cromatografia de membrana) para purificar ainda mais o produto. Esta etapa da cromatografia "gigante" pode ser realizada em grande escala e funciona quando a vacina se liga seletivamente à sua superfície, que é então liberada como o produto purificado. Finalmente, a ultrafiltração reabsorve a vacina vetorial viral em sua formulação final.

O princípio ativo resultante é transportado para preencher os frascos multi-dose e embalada em caixas de papelão. Espera-se que o medicamento final seja armazenado e transportado a uma temperatura compreendida entre 2 e 8°C, pois ainda não existem dados de estudos de estabilidade para quando temos um desvio desta temperatura. A determinação final da temperatura e do prazo de validade só deve ser feita quando tiverem sido recolhidos dados suficientes para a vacina ao longo do tempo e a aprovação dos órgãos reguladores.

                         

Teste e Controle de Qualidade

Os padrões de segurança e qualidade para a fabricação de vacinas são de suma importância e testes de qualidade são necessários durante todo o processo, bem como para apoiar a autorização do lançamento de produtos em mercados e regiões. Em todas as etapas dos processos de fabricação farmacêutica e de princípios ativos, numerosos testes são realizados e medidas de controle de qualidade são usadas em todos os momentos para garantir a qualidade da vacina.  No total, mais de 60 testes são realizados por lote para garantir segurança, pureza e eficácia.

                         

Testes de qualidade 

Usamos várias plataformas tecnológicas, como a reação em  cadeia da polimerase (PCR) para identificar rapidamente a vacina e a tecnologia de sequenciamento para verificar se o vetor adenoviral carrega o código genético da proteína spike; cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC) para avaliar a pureza; e cromatografia de troca aniônica (AEX) para medir o título viral. Além disso, pesquisadores da Universidade de Bristol confirmaram recentemente que a vacina vetorial segue com precisão as instruções genéticas programadas para formar a proteína spike dentro de uma célula, usando tecnologia avançada de sequenciamento e análise de proteínas.1

O impacto de fatores como calor, luz, radiação, mudanças ambientais, bem como a interação com materiais de embalagem, também são determinados para a vacina por meio de testes. As condições de armazenamento e manuseio são definidas em cada etapa do processo de produção para otimizar a estabilidade do produto, a vida útil e garantir a manutenção da segurança, qualidade e eficiência. Diante da necessidade de se mover no mesmo ritmo, os testes de estabilidade são realizados em paralelo com a fabricação do produto farmacêutico e com a coleta de dados ao longo do tempo para determinar a faixa de temperatura ideal para o transporte e armazenamento da vacina.

Todos os parceiros de fabricação estão sujeitos às Boas Práticas Atuais de Fabricação (CGMP) e aos Sistemas de Qualidade que se licenciam em sua região de abastecimento específica. O processo de fabricação é usado por nossos parceiros em suas respectivas instalações e estamos transferindo rapidamente nossos métodos analíticos para garantir um processo de fabricação reprodutível que garante um produto de qualidade em toda a nossa cadeia de suprimentos.

                         

A AstraZeneca está comprometida em desenvolver e produzir uma vacina COVID-19 globalmente, a fim de garantir o fornecimento ao maior número possível de países, sem fins lucrativos durante o período de pandemia. Construímos uma rede global de suprimentos que adere aos mais altos padrões de qualidade e segurança com uma capacidade de três bilhões de doses, até agora.

                         

Profissionais de saúde: Precisa de mais informações? Entre em contato por meio dos nossos canais. Nossa equipe está preparada para esclarecer suas dúvidas. Em caso de dúvidas e solicitação de material científico, sobre produtos/pipeline AstraZeneca, bem como suas respectivas linhas terapêuticas, conte conosco como parceiro científico.

Profissionais de saúde e pacientes: Para os casos de eventos adversos, a AstraZeneca procura compreender as reações, sintomas ou eventos adversos que ocorrem durante o uso dos nossos medicamentos. Isso ajuda a avaliar riscos, entender o perfil de segurança dos produtos e fornecer informações mais precisas para profissionais da saúde e pacientes. Não podemos sugerir abordagens ou recomendações para o tratamento individualizado, caso você necessite orientação de como conduzir o tratamento, orientamos que procure um profissional de saúde.

                         

Referências: Disponível em: https://www.researchsquare.com/article/rs-94837/v1 

Material destinado a todos os públicos. BR-13118. Maio/2021
Adaptado em 28/05/2021 de: https://www.azmed.com.mx/vacuna-covid-astrazeneca.html

Links úteis

Vacinômetro: http://conselho.saude.gov.br/vacinometro
Ministério da saúde - https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/paf/coronavirus
Organização Pan-Americana de saúde - https://www.paho.org/pt/topicos/coronavirus
Perguntas e respostas Sociedade Brasileira de Imunização - https://sbim.org.br/covid-19/...